Webmail SGTI

CAMPEÃ! Aluna do Verbo Divino vence concurso de redação na TV

Raphaela Machado Campos Lopes, da 3ª Série do Colégio Verbo Divino, é a vencedora do Redação Nota 10 de 2021! O concurso cultural é uma iniciativa da TV Rio Sul, afiliada Globo no sul do estado do Rio de Janeiro. O tema da redação, que deveria ser escrita em até 30 linhas no formato de dissertação argumentativa, foi "O Combate à Cultura do Cancelamento no Brasil". Ao todo, foram 462 inscritos, das 24 cidades da área de cobertura da emissora. Uma banca de cinco professoras examinou os textos. Em uma primeira análise, quarenta deles alcançaram nota máxima. As professoras então avaliaram novamente essas quarenta produções, atribuindo notas de 8 a 10 a cada um dos seguintes quesitos: escrita, desenvolvimento e criatividade & inovação. Raphaela foi a única com nota 10 em todos os quesitos, de todas as professoras, conquistando a primeira colocação. Como prêmio, ela ganhou um notebook, um headphone, uma caneca térmica, um certificado, um troféu e uma camisa do projeto. A aluna do Terceirão ainda participou de um bate-papo ao vivo no estúdio do RJ1, jornal local da emissora, e deu entrevista para uma reportagem do RJ2. "Estou muito feliz com esse prêmio, me mostra que com foco e determinação, eu consigo alcançar meus objetivos. E também me deixa mais confiante para a redação do ENEM, no fim do mês", disse a estudante.

A redação de Raphaela traz logo em seu início uma citação da música "A Queda", de Gloria Groove. Na proposta de intervenção, obrigatória na conclusão dessa modalidade de texto, ela sugere medidas por parte das escolas e do Ministério da Saúde como formas de combater a cultura do cancelamento. Clique aqui para conferir a redação completa.

Raphaela estuda no Verbo Divino desde a Educação Infantil, e é muito dedicada. "Ela sempre buscou participar de olimpíadas escolares e outros desafios, e venceu vários deles. É elogiada pelos professores pela postura e comprometimento em sala de aula. Realmente, é uma aluna exemplar", afirmou a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Rosilea Rocha Franco.

A diretora escolar do CVD, Flavia Gonçalves Real, destaca a parceria entre colégio e família. "Entre tantos fatores que contribuíram para esse primeiro lugar, tenho certeza de que está o apoio que ela recebe da família, que sempre foi muito presente no ambiente escolar. Temos muito orgulho de ter a Raphaela com a gente, e acreditamos que esse prêmio a torna ainda mais forte para encarar os processos seletivos país afora. Nossos sinceros parabéns a ela e aos familiares", destacou a diretora.

Raphaela atribui o talento da escrita ao hábito da leitura. Além de livros, ela também gosta de filmes e séries. E faz questão de "dividir" o prêmio. "Queria agradecer ao Verbo Divino, pela qualidade da minha formação, desde pequena; à professora Ana Malfacini, que me incentivou a me inscrever no concurso e me ensinou a produzir uma boa redação; e um agradecimento especial à minha irmã, Letícia (que também estuda no CVD, no 9º Ano do Ensino Fundamental), que me ajudou, estimulando a participação e trocando ideias sobre o tema", disse a aluna.

Ana Malfacini é professora de Redação da Raphaela na grade regular da 3ª Série do Ensino Médio e também na Escola de Redação, uma opção de curso extracurricular para aprimorar ainda mais a produção de texto. "A Raphaela tem um estilo muito particular de escrita, imprimindo marcas pessoais, sem seguir modelos prontos. Ela consegue transformar as coisas que gosta de ler, ouvir e assistir em metáforas muito bem feitas. A vitória no 'Redação Nota 10' é importante pra mostrar que o aluno que se esforça para criar e inovar merece receber recompensas como essa", declarou a professora.

SEGUNDA PREMIAÇÃO EM DOIS ANOS

Essa é a segunda premiação do Verbo Divino no 'Redação Nota 10' em dois anos. Em 2020, nosso ex-aluno Cássio Carboni, então na 3ª Série do Ensino Médio, conquistou o segundo lugar no concurso, que recebeu mais de 600 redações. "Acredito que esses prêmios são mais uma prova de que estamos no caminho certo em busca da excelência no ensino. Cada vez mais, mostramos que estudar no CVD é sinônimo de vitórias e conquistas", celebrou a diretora Flavia Real.

E é claro que não poderíamos terminar essa reportagem sem uma dica da campeã de 2021. "Para fazer uma boa redação nesse modelo, minha dica é conhecer bem a estrutura do texto, e as exigências da banca examinadora. Além disso, é importante ter uma boa bagagem cultural, seja com o consumo de livros, filmes, séries, músicas ... isso vai te dar mais opções de repertório e de argumentos para a sua produção", concluiu a vencedora do Redação Nota 10. Raphaela quer fazer faculdade de biomedicina. Se depender da redação, vai poder escolher a universidade ...
 

veja OUTROS ACHADOS

SVD ESDEVA

Rua: Timbiras, 519 - Funcionários,
Belo Horizonte/MG | CEP: 30140-060

ver no google maps
AM4
Agendar Entrevista