Webmail SGTI

Lidere como uma Mulher - Cofira a entrevista com Cláudia Borges, Coordenadora de Recursos Humanos da Rede Verbita de Educação

A gente não poderia deixar esta data passar em branco. Apesar das inúmeras e diferentes percepções a respeito da comemoração do Dia Internacional da Mulher nos dias de hoje, exaltamos a importância histórica da existência deste dia, que reconhece as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres na sociedade e contribui para a ampliação dos debates e movimentos em direção à igualdade de direitos.
A nossa comemoração, no entanto, vai durar mais que um dia. Durante todo o mês de março, apresentaremos aqui algumas mulheres incríveis que fazem parte da equipe Rede Verbita de Educação e contaremos um pouco de suas histórias dentro do segmento educacional e experiências dentro do mercado de trabalho. A escolha destes nomes foi feita de forma aleatória, considerando também a abertura e disponibilidade das entrevistadas dentro do nosso cronograma para as postagens.
E para finalizar a nossa série, apresentamos Cláudia Borges, Coordenadora de Recursos Humanos da Rede Verbita de Educação.
 
Como você começou a trabalhar com RH? 
Há quantos anos trabalha nesta área?
 
Atuo na área de RH há 20 anos. Sou apaixonada pelo o que faço, mas a minha primeira oportunidade profissional não foi no RH.  Iniciei no setor contábil, no segmento Comércio/varejista e, ao completar 06 meses de trabalho, apareceu uma oportunidade de participar de um processo seletivo interno para atuar no setor de benefícios do RH.  
 
 
Especialmente no segmento da Educação, há quantos anos? 
 
Em 2021, completo 5 anos de atuação na área de educação. 
Você acredita que, nesta área de RH, existe um equilíbrio entre as posições ocupadas por homens e por mulheres? 
Interessante que, no início da minha carreira atuando na área contábil, tive uma líder feminina e no RH não foi diferente.
Trabalhei em uma multinacional onde havia uma diretora de RH e, nas médias lideranças, a maior parte também eram mulheres. É muito natural a área de RH ter mais profissionais mulheres do que homens. Um dos fatores está relacionado à algumas características predominantes femininas voltadas para comportamento e relações humanas, que são alguns dos focos da gestão de pessoas. De forma geral, o RH é composto mais por mulheres do que homens.  
  
 
Você teve alguma inspiração relevante ao iniciar a sua carreira na área de RH? Se sua inspiração não for uma mulher, poderia nos citar uma referência feminina que acredita desempenhar bem o papel de gestora neste segmento?
 
Muitas mulheres na área de gestão me inspiraram e contribuíram para que eu pudesse ser a profissional que sou hoje. Especialmente na área de RH, minha inspiração é a Erica Francisca, uma das primeira gestoras na área e profissional que me ensinou a verdadeira essência em gerir pessoas: saber ouvir, sempre manter bons relacionamentos, ser apoio de todas áreas, foco na resolução de problemas e atuar como parceira do negócio. 
  
 
Quais conselhos você daria para mulheres que estão iniciando a carreira na área de Recursos Humanos? 
 
A área de RH tem o privilégio de transitar e interagir com todos os setores da instituição. Isto é ótimo, mas requer cuidado e responsabilidade. Por isso, independente do cargo que você atua, seja estagiário, auxiliar ou um cargo de gestão, o mais importante é estabelecer parceria e a confiança das pessoas. Saber ouvir, manter bons relacionamentos, ter boa comunicação. Manter-se sempre atualizada e se apropriar da estratégia do negócio. 
  
 
E para as empresas, que conselho daria para que possam, de alguma forma, contribuir para um mercado com oportunidades iguais nesta área? 
 
Ao contrário de outras áreas, o RH naturalmente é formado por mulheres. De acordo com a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), 66% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres. O meu conselho é que as empresas de forma geral realizem sempre uma avaliação técnica comportamental dos profissionais ao contratar ou promover, oferecendo as mesmas oportunidades e o mesmo reconhecimento profissional e salarial independente do gênero. 
 
 
Claúdia é especialista em gestão de processos e gestão de pessoas e, atualmente, atua como coordenadora de Recursos Humanos da Rede Verbita de Educação.
 
 

veja OUTROS ACHADOS

SVD ESDEVA

Rua: Timbiras, 519 - Funcionários,
Belo Horizonte/MG | CEP: 30140-060

ver no google maps
AM4
Agendar Entrevista