Webmail SGTI

Pe. Carlos Vieira, provincial BRN, destina mensagem de Natal a todos os colaboradores da Rede Verbita de Educação

“Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria...”
 
Prezados colaboradores e colaboradoras, é mais um ano que chega ao final. E por se tratar do ano 2020, podemos dizer que é um ano que ficará marcado na memória de muitas pessoas devido a situação da pandemia do novo coronavírus que estamos enfrentando. Por isso mesmo um (tem sido) ano muito difícil para todos. Porém, com o encerramento deste ano e a preparação para o início de 2021 estamos na verdade nos preparando o novo. Isto significa dizer que os muitos desafios causados pela pandemia que tivemos que enfrentar ao longo do ano serão lembrados sim, mas eles jamais nos impedirão de continuar caminhando e de sonhar. Além disso, por mais difícil que tenham sido as medidas de segurança, como o distanciamento social e a quarentena, elas com certeza nos ensinaram muitas lições. Uma dessas lições que aprendemos nestes tempos foi a de perceber que a riqueza maior que possuímos não são os bens materiais mas as pessoas e o nosso relacionamento com elas. Aprendemos a valorizar o abraço, o aperto de mão, o estar juntos com a família, com os amigos, com os colegas do trabalho, com aqueles que amamos. 
 
Algumas das palavras que ouvimos várias vezes ao longo deste ano são,  “este é um ano atípico” e o “novo normal”. O “novo normal” desafiou-nos a desinstalar-nos e nos obrigou a inovar e reinventar o nosso modo de ser, de viver e de fazer as coisas. Aprendemos a lidar com o home office, aulas remotas, reuniões online e as lives. É claro, isto tudo tem causado um cansaço e até mesmo um certo stress. Mas temos a certeza de que esta situação vai passar e tempos novos irão chegar. Porém, ainda temos um caminho a percorrer. Por isso se faz primordial manter o espírito de solidariedade, de companheirismo, perseverança, do trabalho em equipe, o respeito, a honestidade, o cuidado e o zelo com a integridade e dignidade do outro.
 
E assim vamos caminhando para o final de mais um ano e nos preparando para o início do novo que vai chegar. É um momento oportuno de fazer uma pausa, olhar para trás e agradecer a Deus por todas as graças e bênçãos alcançadas. As palavras do profeta Isaías têm um significado importante para nós neste ano: “O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia  e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre” (Is 30, 20). O “pão da angústia” e a “água da aflição” com certeza fizeram parte do nosso caminho, mas nunca estivemos sozinhos. Deus sempre caminhou e continua a caminhar conosco. 
 
Estamos nos preparando para celebrar o Natal, o nascimento de Jesus que é o Emanuel, o Deus conosco. Que neste Natal as palavras do anjo, “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor...” (Lc 2,10-11), façam renovar em cada um de nós a fé, a esperança e a confiança no amor sempre fiel de Deus.  Que a celebração da festa do nascimento de Jesus, o Natal, faça brotar em cada coração e no seio de cada família, de cada lar a chama do espírito da acolhida, da ternura, do amor, da compaixão e do perdão. Que junto com elas venham a certeza e a confiança dos novos tempos e novos dias que vão chegar e que por isso podemos juntos agora na alegria entoar: “Gloria Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,14).
 
Agradeço a colaboração e empenho de cada e espero contar novamente com vocês novamente em 2021. 
 
À você prezado(a) colaborador(a), seus familiares e amigos um Feliz e abençoado Natal e um próspero Ano Novo de muita saúde, paz e alegria!
 
Pe. Carlos Vieira Lima, SVD
Superior Provincial da Congregação do Verbo Divino
Presidente da Associação Propagadora Esdeva

veja OUTROS ACHADOS

SVD ESDEVA

Rua: Timbiras, 519 - Funcionários,
Belo Horizonte/MG | CEP: 30140-060

ver no google maps
AM4