Webmail SGTI
São José Freinademetz

SANTO ARNALDO JANSSEN

Santo Arnaldo nasceu em Goch, na Alemanha, em 5 de novembro de 1837. Cresceu em uma família profundamente religiosa, que lhe ensinou o amor à Santíssima Trindade, a devoção ao Espírito Santo e a preocupação pelas missões. Sentindo o chamado à vida sacerdotal, ingressou no Seminário Diocesano de Münster. Durante o tempo de seminário, além de Teologia, estudou Matemática, Ciências Naturais e Filosofia na Universidade de Bonn. Em 15 de agosto de 1861, na catedral de Münster, foi ordenado padre.

Logo depois de sua ordenação, foi enviado a Bocholt, para lecionar na escola secundária local. Apesar de se dedicar 12 anos à docência, Arnaldo sentia que Deus lhe chamava a algo mais. Sua profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus fazia com que ele consagrasse uma considerável parte do seu tempo à divulgação do Apostolado da Oração, cuja coordenação assumiu na Diocese de Münster.

Em 1875, deixou o cargo em Bocholt para se dedicar integralmente à promoção do Apostolado da Oração. Durante esse tempo, viajou por toda a Alemanha e dirigiu a revista missionária Pequeno Mensageiro do Coração de Jesus. Foi o momento em que se intensificou uma campanha para a fundação de uma casa missionária, com o intuito de enviar missionários de língua alemã aos países onde o Evangelho ainda não era suficientemente conhecido. 

Sua intensa vida de oração, seu amor a Deus e seu desejo constante de fazer a vontade divina o levaram a fundar, ele mesmo, a casa missionária. Devido à perseguição que o governo alemão infringia à Igreja, teve de fazê-lo na Holanda na fronteira com a Alemanha. Para esse fim, comprou uma antiga hospedaria em Steyl, às margens do Rio Mossa, e iniciou sua obra em 8 de setembro de 1875.

A austeridade, a confiança na Divina Providência e a intensa vida de oração foram características de Arnaldo, e que ele imprimiu à nova fundação, a qual, após as dificuldades dos primeiros tempos, tornou-se uma obra florescente. Em 8 de dezembro de 1889, fundou um novo ramo de sua obra, a Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS). Em 8 de dezembro de 1896, fundou um ramo contemplativo, a Congregação das Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (SSpSAP), que se dedicaria a orar pela atividade missionária das outras duas congregações.

Santo Arnaldo dedicou sua vida à missão. Sua frase "O anúncio do Evangelho é a forma mais sublime de amor ao próximo" expressa bem o modo como ele consagrou todas as suas energias à obra evangelizadora. Faleceu em 15 de janeiro de 1909. Foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 19 de outubro de 1975 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 5 de outubro de 2003.

NOTÍCIAS SVD Esdeva

SVD ESDEVA

Rua: Timbiras, 519 - Funcionários,
Belo Horizonte/MG | CEP: 30140-060

ver no google maps
AM4